Taxa Metabolica Basal. Metabolismo e Outros Mitos do Mundo Ana/Mia.

Gente, eu resolvi escrever esse 'artigo' porque eu ADORO pesquisar esse tipo de assunto e vejo muito equivoco no mundo Ana/Mia. Espero que ajude a sanar algumas duvidas. Se houver algum outro tema relacionado que eu esqueci de comentar, avisem nos comentários que eu vou atrás de pesquisar e posto aqui pra vocês :D.

1.Taxa Metabolica Basal. O que é?
A Taxa Metabolica Basal, TMB, é o numero de calorias que seu corpo gasta, por dia, apenas para se manter funcionando. Esse numero costuma variar de 1200 a 3000 kcal. A TMB pode ser facilmente calculada pela seguinte equação:

Mulheres: TMB = 247 – (2.67 x idade) + (401.5 x altura) + (8.6 x peso)
Homens: TMB = 293 – (3.8 x idade) + (456.4 x altura) + (10.12 x peso)

Sendo a idade em anos, altura em metros e peso em quilos. Após calcular, multiplicar de acordo com sua atividade física:

1.0, se você for totalmente sedentário
1.2, se você trabalha em escritório e não pratica atividades físicas
1.4, se você pratica atividades físicas leves e trabalha
1.6, se você pratica atividades físicas moderadas e trabalha
1.8, se você tem um trabalho pesado (operários de obra, estivadores, etc).

2. Como Funciona o Emagrecimento?
O processo de emagrecimento é simples. Consumiu menos que gastou, perdeu peso. (Lembrando que uma variação de +- 200kcal na TMB, teoricamente, não geram mudanças no peso. Para perder/ganhar peso, o déficit/excesso de kcal deve exceder 200kcal). Teoricamente, ao gastar 7000kcal, você perde 1 quilo de gordura. Dessa forma, fica facil perceber que é matematicamente impossivel perder mais de 0,2-0,3kg por dia.

3.Como explicar, então, pessoas que perdem 1-2kg em um unico dia?
É preciso pensar que, além de queimar gordura (cálculos acima), a pessoa perde liquidos durante o dia. Além disso, tem que se lembrar que é normal haver uma variação na medição de peso, mesmo que a pessoa não faça dieta.

4.Fazer Jejuns (NF) Prejudica o Metabolismo?
Sim. Periodos prolongados de jejum diminuem seu metabolismo (TMB). Mas é importante lembrar que isso não significa que você engorde fazendo jejum.

5.E os alimentos com calorias negativas? Funcionam?
Há quem acredite que sim. Há quem acredite que não. A verdade é que não há nenhum estudo conclusivo acerca do tema.

6.Porque eu engordo depois de sair de uma dieta muito restrita?
Ao fazer um dieta restrita/jejum, seu metabolismo fica alterado (ver item 4). Dessa forma, você não pode fazer 2 dias de jejum e achar que sua TMB continua igual, e que se você quebrar o jejum comendo, por exemplo, 1500 kcal (TMB suposta), você irá manter o peso. Ao quebrar uma dieta rigida, é importante que se faça aos poucos, para dar tempo do corpo se recuperar do periodo de privação de alimentos.

7.O que é o 'peso natural'?
Peso Medio é um conceito desenvolvido pelo pesquisador Dr. Leibel e é, simplesmente, um peso determinado geneticamente ao qual o corpo tende a voltar, independente de você estar abaixo ou acima deste peso. "O organismo constantemente tende a tentar que voltemos ao peso corporal normal que nos corresponde", afirma o especialista.
Há um estudo muito interessante sobre isso divulgado pela BBC. Há links para assistir esse documentário via YouTube no fim do artigo. Esse vale a pena assistir.


Material de Consulta Bibliográfica:
Documentário: Why Are Skinny People Not Fat. Programa Horizon. BBC (Acesso em 14/nov/2011. Disponivel em:Parte 1 Parte 2 Parte 3 Parte 4 Parte 5 Parte 6 Parte 7)
Artigo: The Claim: Some Foods Hace Negative Calories. The New York Times (Acesso em 13/nov/2011. Disponivel em: NY Times )
Artigo. Malhar em Jejum ou Passar Mais de Quatro Horas sem Comer Engorda. PharMecum. (Acesso em 14/nov/2011. Disponivel em: PharMecum)
Blog. Descubra Quantas Calorias Você Pode Consumir Por Dia. Em Boa Forma (Acesso em 14/nov/2011. Disponivel em: Em Boa Forma )

* Lembrando que toda informação aqui é fruto de uma pesquisa feita por um leigo, que não possui nenhuma formação na área de saúde. As informações podem estar equivocadas ou, ainda, defasadas. A formula de calculo da TMB, bem como as outras informações aqui presentes, servem apenas para nos dar uma noção acerca do assunto e não deve, de forma alguma, substituir a avaliação e opinião de um profissional competente.

2 comentários:

Anônimo 15 de novembro de 2011 às 16:53  

adorei, sempre é bom estudar e intender o nosso metabolismo
bjs

BarbieMalú 15 de novembro de 2011 às 20:13  

Adorei, realmente muito instrutivo e de suma importancia para todos. hihi* -*

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
17 Anos. Aluno de Direito. Paranóico. Estressado. Amante de Café. Recém Vegetariano. De Lua.

Seguidores

Tecnologia do Blogger.